ESCOLA DO LEGISLATIVO PÉRICLES GUSMÃO RÉGIS LEVA ESTUDANTES AO CINEMA

Uma atividade da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis em parceria com a Secretaria de Educação do Estado promoveu uma tarde cultural para estagiários da Câmara Municipal de Salvador e estudantes da rede pública estadual. No último dia 5, a diretora da Escola, vereadora Marta Rodrigues (PT), acompanhou o grupo durante uma sessão do filme Medida Provisória, no Cine Metha Glauber Rocha.

Como explica a vereadora Marta, a iniciativa cumpre um dos objetivos que é de proporcionar aos jovens estagiários a formação cidadã por meio de atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural.

“É um filme que retrata sobre o racismo e o ódio com os quais nossa população negra é tratada. Precisamos debater sobre esse tema e que sempre esteja presente nos componentes curriculares de nossas escolas”, afirmou.

O filme 

De autoria do ator, apresentador, escritor e diretor baiano Lázaro Ramos, o filme Medida Provisória ganhou troféu de melhor roteiro no Indie Memphis Film Fest, e, no festival Pan African Film, foi considerado “o melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus”. É um longa-metragem com uma narrativa instigante, reflexiva e contemporânea.

É motivado a partir do texto teatral de Aldri Anunciação, autor de “Namíbia, não!”, apresenta a discussão sobre o racismo e abandono ao povo negro na sociedade. A partir de um ato do governo, prevê que negros sejam deportados para o continente africano. “A partir daí, temos uma narrativa do tema que merece ser tratada e discutida em diversos espaços, pois trata de uma discussão presente em nossos dias”, comenta a vereadora Marta Rodrigues.

Deixe um comentário