A Câmara Municipal de Salvador apoia o Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. O Ministério da Saúde instituiu a campanha no Calendário Anual de Saúde através da Lei nº 13.733/2018. O movimento alerta sobre a necessidade de cuidados preventivos, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), vai registrar 66.280 novos casos por ano no Brasil, entre 2020-2022.
Os tumores malignos da mama afetam muitas mulheres no mundo inteiro e ocupam no Brasil a primeira posição nas causas de mortalidade entre as mulheres. É importante salientar que, embora em pequeno grau, homens também são atingidos pela doença e, por isso, necessitam de atenção quanto a sinais e sintomas da doença.
Os principais sinais de alerta da doença são: nódulo palpável na mama, retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local. É preciso estar atento ao perceber qualquer sinal e procurar o médico!
A prevenção, auxiliada por alimentação e hábitos de vida mais saudáveis, e a detecção precoce são sempre os melhores caminhos, o que reforça a importância do acompanhamento médico regular e realização de exames.
